0

20 de novembro de 2012

Lançamentos Literários #novembro

0

Olá leitores!

Gente, venho com novidades tão, mas tão bacanas que minha mesada praticamente SUMIU neste meio todo! Sim, mal pude comprar os livros que queria e os logo abaixo. :/ Tristeza… Só aqueles mesmo na Bienal.

Enfim, vamos à indicações dos lançamentos mais legais que eu gostei? Se liga!

112248262SZ[1]CLARICE NA CABECEIRA

Review: Uma das maiores escritoras brasileiras, Clarice Lispector, enquanto trabalhava sua ficção, manteve intensa atuação na imprensa, para a qual escreveu cerca de cinco mil textos, entre fragmentos de ficção, crônicas e colunas femininas, para diversos jornais e revistas, e realizou mais de 100 entrevistas, a primeira delas, em 1940, com o poeta Tasso da Silveira. Organizado pela pesquisadora Aparecida Maria Nunes, Clarice na cabeceira − Jornalismo é uma amostra dessa atividade. Com textos inéditos, a coletânea traça um panorama do jornalismo brasileiro, a partir da produção de Clarice Lispector para a imprensa.

Com capa bem trabalhada, e uma foto linda da Lispector, a pesquisadora Aparecida apenas seleciona alguns textos, fragmentos e crônicas do jornalismo. De revistas, jornais, colunas e entrevistas, os maiores trechos da autora se encontram compilados num lindo trabalho de pesquisa. Amei! Super quero de Natal (:

capavaladares[1]PARA SEMPRE BAGDÁ

Review: Para Sempre Bagdá revela momentos marcantes da história contemporânea do Iraque, com mensagens e reflexões de alcance universal, sem ser mero livro de história.

Descortina tradições islâmicas e aspectos culturais, políticos e ideológicos em guerras de Saddam Hussein. Estórias dentro da história, dela inseparáveis. Ficção e não ficção se mesclam, em perfeita harmonia. O autor se projeta como narrador e protagonista de fatos vividos, não raro ao lado de personagens que parecem reais, sem desprezar o tempero da fantasia e do humor, na dose certa, para tornar gostosa a leitura da obra.

Para Sempre é um livro bem interessante. Na verdade, mistura realidade; o que aconteceu com Saddam Hussein durante sua luta contra o mundo ocidental, ou melhor, os EUA; e mescla ficção. Bom, ainda não entendi sobre o que fala o livro, na verdade, só lendo mesmo. Lançamento da editora Baraúna, parceira aqui! Depois faço a ficha dele pra vocês aqui (:

ADULTOS_SEM_FILTRO_1352830824P[1]

ADULTOS SEM FILTRO

Review: Fenômeno editorial com mais de 1,3 milhão de exemplares vendidos, a musa teen Thalita Rebouças volta-se agora para um leitor mais maduro na coletânea Adultos sem filtro. Dessa vez, a autora de Fala sério, mãe! e outros sucessos juvenis fala sobre os mais variados assuntos − de relações familiares e amorosas à ditadura da beleza, de seus encontros com fãs, celebridades e taxistas a autocríticas impagáveis. Atravessando todos os textos, estão o humor rasgado, a simpatia e a desenvoltura que fizeram de Thalita Rebouças sinônimo de sucesso, em crônicas que mais parecem bate-papos informais.

Esse livro da Thali eu já havia namorado antes mesmo da Bienal, assim que saiu informações dele na internet. Um livro adulto. *-* Imagina, na linguagem extrovertida e engraçada dela, esse livro deve ser um presente! Super desejando aqui pro Natal (:

SO_POR_HOJE_1352830661P[1]SÓ POR HOJE

Review: Organizador da Festa Literária das UPPs (FLUPP), o escritor e jornalista Julio Ludemir narra uma improvável história de amor entre um ex-editor e dependente químico em abstinência há 15 anos e uma garota de programa em Só por hoje. Calcado na mais crua realidade − dos inferninhos e favelas de Copacabana às salas dos Narcóticos Anônimos e clínicas de recuperação − e com linguagem poderosa, o romance trata de temas como desejo e amizade e propõe discussões atuais como a questão do consumo de drogas, sem deixar de entreter o leitor com um enredo cheio de reviravoltas e suspense.

Nossa, super desejado este romance! Adoro livros assim, de histórias improváveis e ao mesmo tempo ‘pode acontecer com qualquer um’, sabe? E de fundo ainda trata de um assunto tão pouco falado: drogas. Esse com certeza é um dos primeiros da lista!

A-Última-Nota

A ÚLTIMA NOTA

Review: Quando Alícia Mastropoulos se apresenta pela primeira vez como a principal violinista na Orquestra de sua Universidade, ela não tem ideia dos acontecimentos que este fato desencadeará. Decidida a tocar uma composição inédita deixada por seu falecido avô em vez da música programada, ela se emociona e erra a última nota, mas ninguém parece perceber. No dia seguinte, recebe a notícia que um jovem desconhecido é encontrado no coreto próximo ao local da apresentação e levado para um hospital. Quando acorda, ele não se lembra de nada, apenas chama pelo nome dela. Ele, o belo e misterioso rapaz de olhos azuis, é exatamente o que Alícia precisa evitar. Porém, a aproximação entre os dois se torna inevitável quando ela descobre que sua avó, Cecília, tomando conhecimento do caso, hospedou-o e ainda lhe deu o nome de Sebastian. Preocupada, Alícia pede que sua avó o afaste de casa, antes que a situação traga problemas para sua família e para o seu namoro com Theo. Percebendo a relutância da avó e incomodada com a proximidade cada vez maior de Sebastian, Alícia decide apressar o noivado com Theo, para a satisfação de seus pais, que veem com bons olhos um casamento entre duas famílias tradicionais gregas. Só que, aos poucos, ela começa a descobrir uma intensa atração pelo rapaz desconhecido, que a levará a entender, enfim, o mistério que o envolve, a resgatar histórias do passado e a tomar importantes decisões para o futuro.

Estou sem palavras quanto a sinopse do livro. O que posso dizer? Bom, no mínimo, muito interessante! Super misterioso a trama desse romance/ficção. Quem ficou curioso? Fora que a capa é outra maravilha, não?

O Orfanato da Srta. Peregrine[1]O ORFANATO DA SRTA. PEREGRINE PARA CRIANÇAS PECULIARES

Srta. Peregrine vol.1

Review: Tudo está à espera para ser descoberto em O orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares, um romance inesquecível que mistura ficção e fotografia em uma experiência de leitura emocionante. Nossa história começa com uma horrível tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo – por mais impossível que pareça – ainda podem estar vivas.

Vou dizer uma coisa para vocês: esse livro tem, precisa de um filme! Daqueles que só o Tim Burton sabe fazer… O resumo do livro é uma delícia, só um atrativo a mais, além da capa e do título. E além disso, é apenas o primeiro de uma saga! Adoraria achá-lo para resenha. (: E esse clima de mistério figurando nos lançamentos…

meu pai fala ca...[1]MEU PAI FALA CADA MERDA

Review: Aos 28 anos, depois de ser dispensado pela namorada, Justin Halpern volta a morar com o pai, Sam Halpern, de 73 anos. Na infância, Justin morria de medo dele, tão mal-humorado, direto e desbocado que beirava a grossura. Agora, já adulto, ele passa a admirar a mistura de franqueza e insanidade que caracteriza os comentários e a personalidade do pai, que considera 'sábio como Sócrates e até mesmo profético'. Disposto a registrar a sabedoria contida nas tiradas de Sam, Justin cria uma página no Twitter para reunir suas frases malucas e observações ridículas. A obra traça um retrato da relação pai e filho e aborda temas da vida - medo, amigos, estudo, namoro, esporte, família.

Bom, quando vi este livro na lista de lançamentos da Sextante, logo pensei que seria mais um, só que não. Ele retrata fielmente a relação dos filhos com os pais e vice-versa. A trama além de original, é bem filosófica. Eu sempre me interesso por livros simples, de histórias simples e ao mesmo tempo diferentes. Para quem ficou curioso, o livro tem uma serie chamada My Dad Says.

TUDO_SOBRE_FOTOGRAFIA_1351784674P[1]TUDO SOBRE FOTOGRAFIA

Review: Se você adora fotografia e gostaria de saber mais sobre esse tema, precisa ler este livro! A humanidade sempre tentou reproduzir aquilo que via em imagens que pudessem ser compartilhadas com outras pessoas. Por muitos séculos, coube aos artistas selecionar temas e registrar-los usando carvão, tinta e outros materiais. Porém, em 1839, um meio de expressão novo – e, em muitos aspectos, mais instantâneo – surgiu: a fotografia. Tudo sobre fotografia é a celebração das mais belas e inspiradoras imagens obtidas por esse meio de expressão, cujo nome significa “desenhar com a luz”. O livro traça um panorama da fotografia, inserindo-a no contexto dos desdobramentos socioculturais ocorridos desde o seu surgimento. Organizado cronologicamente, ele acompanha a rápida evolução do estilo fotográfico, período a período e movimento a movimento. O livro traz também análises aprofundadas de obras fundamentais de cada período. Você poderá apreciar os pequenos porém reveladores detalhes dos retratos sociais, a beleza dura e geométrica das paisagens urbanas, o viés erótico por trás dos nus e o humor, a revolta ou o poder emotivo das obras conceituais.

O que posso falar para o fotógrafos de plantão? Só mesmo para quem ama esta arte para ler este livro! Eu o vi na Bienal e confesso que passei horas só folheando, lendo alguns trechos e me encantando mais ainda com a arte. Fora a capa que é um lindo beijo. *-* Quem quer de Natal junto com uma câmera? \o

17371[1]INCARCERON

Incarceron vol. 1

Review: Imagine uma prisão tão grande e tão vasta, a ponto de conter corredores e florestas, cidades e mares. Imagine um prisioneiro sem memória, que acredita firmemente ter nascido no Exterior, mesmo que a prisão esteja selada há séculos e que apenas um homem, em cuja história se misturam realidade e lenda, tenha dela conseguido escapar. Agora, imagine uma garota vivendo em um palácio do século XVII movido por computadores, onde o tempo parece ter sido esquecido. Filha do Guardião, está condenada a aceitar um casamento arranjado, cujos segredos a aprisionam em uma rede de conspirações e assassinatos, da qual ela deseja desesperadamente fugir. Um está dentro. A outra, fora. Entretanto, os dois estão aprisionados. Conseguirão enfim se encontrar? Parte fantasia, parte distopia, Incarceron reserva ao leitor a emocionante aventura de Finn e Claudia, dois jovens que desejam, a qualquer custo, destruir a barreira que os separa da liberdade.

Quando vi esta sinopse de Incarceron, mal pude me conter para listar-lo nos mais desejados. A trama, apesar de ficcional, é bastante misteriosa, sombria e remete um pouco à época, já que tem uma mescla de séculos durante a história. Além de ficção, é romance! (: A capa ganha pontos também! Aliás, lembrei-me na hora da adaptação cinematográfica com o Taylor Lautner. (: Yes!

Bom, postarei uma continuação deste post pois não posso estender-me mais do que já estendi. É isto, logo mais faço uma continuação com os lançamentos deste mês! Espero que tenham gostado, são apenas dicas e uma wishlist ao mesmo tempo. Que acharam?

XOXO**

0 comentários :

Diga sua opinião, dê sugestões, critique com respeito, criatividade e construtividade! (: Espaço livre para vocês, meus caros.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...