1

2 de novembro de 2014

{RESENHA} Divergente (trilogia Divergente vol. 1) – Veronica Roth

1

bannerWook_divergenteBom leitores, nesse domingo vamos de resenha pra vocês! Dessa vez começaremos uma serie, ou melhor, trilogia famosa. Algum divergente aqui? Ou, qual sua facção? (Tentamos diminuir ao máximo spoilers e acontecimentos acerca do livro, pra quem tá começando e/ou não gosta. A resenha é vaga, mas crítica. Logo logo teremos do 2º volume! Aguardem. (;  Por EUDES

capa-divergente[1]

5 estrelas 5 starsDIVERGENTE

(Trilogia Divergente vol. 1)

Original: Divergent

Editora: Rocco (ed. 1)

Páginas: 504

Lançamento (ano): setembro - 2012

Adicione no Skoob! | Veja trailer do filme

Sinopse: Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.

A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.

E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.

A ordem da trilogia e da serie:

Divergente

Insurgente

Convergente

Quatro (prequel)

resenha!

Todos nós somos divergentes!

O que vou ser quando crescer? Essa é a grande duvida de Tris. Divergente nos faz pensarmos em o que somos com relação às facções.

resena-divergente-veronica-roth-L-1qlhR6[1]O que vou ser quando crescer? Eis a grande dúvida de Tris, que nasceu em uma cidade devastada por uma guerra, dividida por castas, onde deveria ser uma sociedade melhor para resolver problemas políticos e éticos. Vamos assim dizer sem os "pecados" da sociedade anterior, mas a ambição do ser humano pelo o poder e por conhecimentos, que em vez de serem usados para um bem, é usado de forma errada para manipular toda uma sociedade e centralizar só um único poder. Todos os males do homem vêm à tona e uma grande ruína, uma grande guerra está para acontecer.

Tris têm 16 anos e no dia do seu teste de aptidão – onde o jovem se submete para que o governo descubra qual seu dom, assim levando-o a uma facção –, ela acaba descobrindo que é uma divergente, sem saber qual facção escolher para o resto de sua vida. Com muita vontade de ser livre, mas com um sentimento de culpa por querer fugir de sua facção (a que ela nasceu: Abnegação) e abandonar sua mãe e seu pai, ela acaba escolhendo o que é melhor para si, e parte em busca do seu eu verdadeiro.

O livro tem uma narrativa fácil de entender, foi um divisor de águas para a trilogia. A autora errou muito com a personagem principal (Tris), e também deveria ter usufruído da 3° pessoa, o narrador onisciente. Tris não é uma personagem cativante, ao contrário, é muito chata e entediante. trilogia-divergente[1]

Veronica pecou muito no desenvolvimento dos personagens, e Tris acaba tendo uma evolução drástica. Um dia uma frouxa, logo depois, ela já têm um grande potencial para uma grande heroína. Os personagens não me cativaram. Quatro é o que mais me chamou a atenção.

{SPOILER}

Não gostei do romance muito previsível entre Beatrice e Quatro. Já tava na cara que isso iria acabar acontecendo. {/ FIM DO SPOILER}

O livro tem uma grande proposta a apresentar, mas foi mal explorado, poderia sim ter sido excelente! Porém, recomendo o livro sim! Eu gostei por ter vários momentos bons. 150[1]

A leitura é bem parada no Insurgente (segundo volume), mas Divergente tem momentos que você lê e não para mais! Eu já estou no final do segundo livro e a minha resenha é um pouco dos dois. Logo logo tem resenha! ^-^

Já saiu o livro baseado em Divergente, no personagem Quatro. É o 5º livro da saga e é um prequel (se passa antes.) Veja:

Quatro-Histórias-Sobre-a-Série-Divergente-Veronica-Roth-Livro-Capa-Resenha[1]

Em breve teremos todas as resenhas! Fiquem ligados.

O que você achou da resenha? Do livro? Comente!ASSEUDES

1 comentários :

Juliana Duarte disse...

Já li o primeiro livro e gostei bastante <3 Muito na verdade :3 estou terminando o segundo, que também é muito bom.... Acho que deveria ter um pouco mais de ação no segundo livro mas mesmo assim o recomendo. Tanto o primeiro quanto o segundo possui uma história que te prende e te faz não querer parar de ler até descobrir o que vem a seguir, pelo menos para mim isso é muito importante em uma leitura, que vc sinta a energia que a história passa. Por isso recomendo que leiam e estou ansiosa para ler o terceiro e o quarto .

Diga sua opinião, dê sugestões, critique com respeito, criatividade e construtividade! (: Espaço livre para vocês, meus caros.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...