0

30 de julho de 2015

{RESENHA} A Fofa do Terceiro Andar – Cléo Busatto

0
Ju

Boa tarde! Como postamos aqui sobre a parceria com a autora Cléo Busatto, desse livro lindo que aqui vai ser resenhado, agora vamos contar pra vocês o que eu achei! Segurem a emoção. Ela ainda enviou autografado. <3

Como eu adoro livros infanto-juvenis e juvenis, a sinopse me encantou. O livro é A Fofa do Terceiro Andar, que conta a história da Ana, que escreve e devido a ser acima do peso, sofre bullying no colégio novo. É do selo juvenil do Grupo Editorial Record, Editora Galera Junior. O livro é teen! Abaixo eu bati várias fotos, vem ver minha resenha!

Ju

JuA FOFA DO TERCEIRO ANDAR

Editora: Galera Junior (ed. 1)

Páginas: 142

Lançamento (ano):  18 junho – 2015

Adicione no Skoob! | Sobre o livro |Leia 1º capítulo! (PDF)

Sinopse: Primeiro juvenil da escritora Cléo Busatto, autora de mais de 20 livros, a maioria infantis. A fofa do terceiro andaré a história de Ana, uma menina acima do peso, mas cheia de opinião, que se muda para uma escola nova, começa a sofrer bullying dos colegas e acaba desenvolvendo uma depressão. Quando o ano recomeça, ela muda de turma e conhece um menino que não se importa com o peso dela e eles começam a namorar. A família dele é meio hippie e ele ensina a ela que, mesmo fora dos padrões ela é bonita.

Ju Antes de começar a ler, coloque uma das músicas da playlist (pela autora) para tocar:JuA grande busca pelo EU de Ana

Começar esta resenha pode ser fácil, mas falar de Ana e de sua história, é mais difícil do que parece ser. Eu não consigo deixar a Ana ir. (Terminá-lo hoje me deu uma dor no coração.) Muito menos organizar o que penso sobre esse livro da linda da Cléo, que me cedeu uma cortesia em parceria com o blog e que, sem pensar, se tornou um favorito e querido da minha estante. Eu grifei quase tudo!

O que parecia um livro leve e fácil de ler, acabou virando uma viagem para o meu íntimo, junto com a Ana e o dela. Acompanhamos uma garota de 14 anos, de um metro e sessenta de altura e pouco mais de setenta quilos. Ela é chama de Fofa, por onde passa e isto a leva a pensar sobre sua vida e sua forma de vivê-la. O que posso mudar? O que devo fazer com minha vida? São questionamentos assim, aparentemente simples que nos tragam para o mundo confuso dela.

Ela inicia um diário, uma agenda de 200 páginas, e o toma como uma longa carta para nós, para você e eu, os leitores, que acabam se tornando personagens coadjuvantes sem perceber.

Me vi com a Ana em cada cena, em cada pensamento e revivi emoções da infância e adolescência que acabei de passar – fiz 20 anos esse ano \o/ YAY – inclusive, tenho uma recomendação: não se apegue! A frase que mais ficou na minha cabeça foi:

‘’Quanto tempo será que a gente dá conta de viver?’’ página 14

Ju

A Ana possui duas pessoas, dois lados e a cada momento ela vai mudando, passando de fase em fase ora com determinação e ora com tristeza. E quando se menos espera, ela muda, ela vai embora e nos deixa. Por isso, se prepare! Porque eu afundei, fui tragada e levada pra dentro, vi na Ana uma companheira, uma grande amiga. E não queria deixá-la ir. );

Ela começa contando uma situação de humilhação, em que escorrega em sua própria dignidade, perdendo o amor próprio e a autoestima. Com apenas 14 anos, ela inicia e volta à sua infância, acompanhamos toda sua evolução e desejos íntimos que, eu acredito, todas as meninas possuem. Gorda de família, Ana sofre bullying e humilhações diariamente no colégio, no prédio onde vive e no dia a dia, quando se toca que apenas ela pode mudar essa realidade, ela da uma guinada e começa um regime, reforma sua vida e sua forma de pensar. Infelizmente, isso é destruído quando ela se vê em situações de compulsão, ou até mesmo entre a família – que come DEMAIS – e junto disso, conhecemos personagens incríveis e apaixonantes. Sério!

A personagem principal é quem narra a história, que tem dois anos da sua vida narrados no então diário, e depois o tempo vai passando rápido demais, e conhecemos a Ana retraída, que escreve demais e muito bem, que ouve Beatles – e é fã! – culta e bem inteligente. Tem uma gatinha branca chamada Mia. Lê clássicos – Daniel Defoe, Victor Hugo, Érico Veríssimo – adora fantasia, romance, livros de história, estotéricos e espirituais.

Sua mãe, que eu queria que fosse a minha, Julia, a melhor amiga, Francisco, o amigo e futuro namorado e claro, Marina, a mãe de Francisco. O que posso dizer para não acabar sua surpresa é que, com um acontecimento trágico, ela amadurece na adolescência e se torna exuberante, como ela própria diz. Ana é mais que um adjetivo, que uma fofa, que uma personagem. Ela é todas nós, que lutamos contra uma imagem e um esteriótipo diariamente, ela é todas as garotas que não se adequam às demais, ou aquela gordinha que todos riem porque come demais. E quem disse que não se pode ser saudável sendo acima do peso? Quem disse que tem peso ideal?

Eu vou levá-la pra minha vida, porque ela mudou e abriu minha mente, meus conceitos e até preconceitos. Ana fala sobre livros, música, sobre a vida, religião, comida – muuita coisa gostosa! – e sobre amor. Vou sentir falta dessa amiga, porque ela me acompanhou quando eu me sentia só, e olha, me identifiquei totalmente!

Quero ler até a lista de supermercado da Cléo! Virei fã, já admiro demais, quero levar não só no braço, mas no coração. Seu livro pode ser pequeno e lindinho, mas é muito mais que isso. Parece que me atraiu, devo ter ímã pra isso! (; Amei o Francisco, ele é o namorado que todas sonham, é tão sincero e apaixonado com a nossa Ana. É o par perfeito. Até seus defeitos são diminuidos pelo carinho que eles tem um com o outro. Francisco a trata como uma princesa. Pra mim nunca foi apenas um amigo. (Shippei desde o princípio! HAHA)

Nota mil pra editora Galera Junior, selo do Grupo editorial Record por ter lançado esse nacional teen, adorei a diagramação e achei que merecia mais atenção nela, notei alguns erros pequenos no texto e queria uma foto da Cléo no final. Além de que, deveria ter mais páginas, viu?! Já sinto falta. Escreva mais!

Gente, sofri com o término. Eu quero continuação! )’:

Uma ordem: Todos tem que ler!

 

 

 

 

 

 

 

Created with flickr slideshow.

Esse post ta valendo pro Top Comentarista, participe!JuVocê curte nacional? Comenta aí!Ju

0 comentários :

Diga sua opinião, dê sugestões, critique com respeito, criatividade e construtividade! (: Espaço livre para vocês, meus caros.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...